19 de ago. de 2012

Kirby's Air Ride


Eu posso iniciar esta análise dizendo que Kirby's Air Ride é um jogo de corrida muito diferente de qualquer outro que você verá por ai. Exceto Sonic Riders que parece ser uma cópia piorada deste jogo por ter o mesmo esquema de veículos que flutuam, atributos de força, velocidade e vôo para as máquinas e outras semelhanças. Kirby's Air Ride foi um jogo feito tendo em mente a popularidade dos jogos de corrida na época. O jogo te recebe mostrando uma intro com gráficos bonitinhos e mostrando algumas das naves e poderes. E logo você notará um menu que mais com o menu do Super Smash Bros. Melee.Na sua primeira vez jogando, cada vez que você iniciar um dos três modos; Air Ride, Top Ride e City trial, você será apresentado á um vídeo de tutorial que explica bem as coisas. Você pode ver esses videos novamente no How to Play nos modos, ou nos Movies das Opções do menu, que contém dois tutoriais não presentes nos modos, um sendo uma visão geral de tudo, e outro sobre todas as máquinas. Você provavelmente irá jogar o Air Ride primeiro, OK, quando você iniciar ele, você terá que escolher a cor do seu Kirby usando os botões L e R (mais tarde você poderá liberar Meta Knight e King Dedede como jogáveis), e a sua máquina. No começo você só tem a tradicional Warp Star, a estrela amarela na imagem acima, que no caso é a mais balanceada de todas. A corrida só usa um botão, que é o  botão A, e o analógico para controlar. Quando você estiver apertando A, sua máquina irá carregar energia, ficar mais devagar, deslizar e brilhar, se você soltar o botão A, você ganhará um turbo. Isso não é tão útil nas corridas, mas fazer aquelas curvas "U" é muito útil usando essa técnica.....que POR ACASO tem no Sonic Riders no mesmo esquema. Você não deve esquecer dos seus rivais, você pode mudar o nível de skill deles antes da corrida iniciar, de 1 a 9. Você também pode atacar eles movimentando o analógico para a esquerda e a direita, assim você usará um Quick Spin e atacará eles, deixando todos mais lentos. Mas os ataques não servem só para deixar seu oponente lento. Você pode ativar uma opção de life para as máquinas, assim quando você atacar, como é de se esperar, a máquina do seu oponente perderá vida. Se ele sofrer tantos golpes que farão ele perder todo o seu life, sua máquina explode
O modo Top Ride é mais divertido do que parece
e o corredor fica desclassificado da corrida.
O jogo em si gira em torno do botão A, ele serve para tudo. Você pode usar ele para sugar inimigos comuns e cospiar eles como estrelas nos seus oponentes, ou sugar inimigos especiais para copiar habilidades, incluindo Sword, Fire, Plasma, Bomb, Needle, entre outros. Mas eu devo dizer, já que o jogo usa apenas o botão A para tudo, como fica o uso dos poderes? Atrapalhado. Alguns poderes como Needle, Fire e Ice precisam sacrificar sua velocidade em troca de atacar seus oponentes, e isso se torna irritante quando você erra o golpe e ainda perde posições. Já outros poderes, como Plasma e Bomb, são dificéis de usar direito por que se você tiver que fazer uma daquelas curvas grandes, você vai ter que usar o Slide Boost para fazer ela direito, e consequentemente irá lançar seu poder independente de se você quer ou não. Isso é irritante quando se quer lançar aquela mega Genki-Dama de Plasma, e ESPECIALMENTE com a Bomb, por que isso fará você lançar ela para frente, e a explosão dela irá te machucar se você tentar prosseguir. Ou seja, um esquema simples de usar só o A. Mas que causa problemas. Agora, deixando o modo Air Ride de lado, temos o modo Top Ride que se passa em mini-circuitos com várias voltas. Ele é visto de cima e pode ser uma grande confusão quando os Kirbies estão usando boost, atacando com Quick Spins, ou até se esbarrando para empurrar seus oponentes. Mas a maior sacada deste modo são os itens, que vão de serras elétricas até jatos para deixar você mais rápido ou brocas para atacar. Como eu disse antes, as fases são pequenas, mas cada uma tem sua temática elemental até gimmicks, como a Sand que é um deserto com um golem de pedra que desaba nos corredores, a Metal que tem engrenagens e plataformas que giram acompanhadas de bloqueios para te esbarrar e te deixar mais lento, ou a Light que ocasionalmente cria rails aéreos para pegar vários atalhos. Top Ride é um modo de jogo bem divertido que sofre de menos problemas que o Air Ride por não ter cópia de habilidades e um esquema de controles melhor, já que você só pode escolher duas máquinas, a Steer Star que se move exatamente como um jogo de corrida Top Down (esquerda e direita para mudar de direção) e a Free Star que tem o modo de controlar bem mais
Alguém vai sair destruído.
livre e "usual" do jogo, pois nela vocêpode girar todos os 360º graus. No caso, eu recomendo a Steer Star. E por último, o modo City Trial, que para muitos jogadores, é o modo mais divertido, especialmente em multiplayer. Ao contrário do resto, ele não é uma corrida. Ele se passa em um grande hub world onde você pode passar em prédios, entrar em um vulcão, ir em túneis debaixo da terra ou descer um rio. Mas a proridade deste modo é que você deve conseguir o maior número de power ups para a sua máquina possível. Como velocidade, vôo, peso, ofensa, defesa e life. O tempo máximo é de sete minutos, e nesse tempo você pode destruir caixas para conseguir mais power ups, usar copy abilities para atacar seus oponentes, e assim roubar seus itens ou até destruir a máquina deles, e....ei, pera aí. Você deve estar se perguntando, o que acontece quando alguém perde a máquina? Bem, não se preocupe. Você será apenas o Kirby que você escolheu, correndo livremente pela cidade, e terá que achar outrá máquina logo. Mas não é tarefa difícil, várias máquinas aparecem de vez em quanto, e você pode sair da sua máquina inicial - que é obrigatoriamente a Compact Star - movendo o analógico para trás e apertando A, e para entrar em uma nova máquina, é só encostar nela. Mas uma coisa interessante sobre o jogo é que durante a jogatina do City Trial é que alguns acontecimentos podem atrapalhar ou ajudar o Gameplay, meteoros ENORMES podem cair deixando explosões ENORMES e vários itens, o pássaro furioso Dynablade surge e você deve derrotar ele atacando sua cabeça, ou as estações de rails começam a pegar fogo, entre vários outros acontecimentos interessantes. Mas você também pensa; pra que os power ups são precisos? Eles tem um objetivo no Stadium, que é o que acontece quando o City Trial acaba. Um evento anônimo acontece para testar as máquinas. Pode ser um evento de velocidade em uma pista reta, um evento de vôo, um tiro ao alvo com a sua máquina como dardo, um battle royale onde todos tem que se matar para ver quem consegue mais pontos no final, e até lutar contra o King Dedede, que no caso é HARD de derrotar, então pense em deixar seus "inimigos" vivos para te ajudarem nessa parte. O Stadium tem mais de 20 eventos e antes deles acontecerem, no City Trial pode aparecer um texto fazendo uma "previsão" para o que terá no Stadium. Mas isso não quer dizer que a previsão está correta. Mas se você não quer passar pelo City Trial todo, pode acessar os eventos pelo menu. Mas você terá que usar as máquinas com atributos básicos, oque não é tão interessante quanto participar do Stadium usando uma máquina super equipada. Agora que todos os modos já foram, só me falta falar da Checkist do jogo, que serviu de inspiração para o Super Smash Bros. Brawl. Nela você marca alguns quadrados verdes e vermelhos quando faz algo em especial. Os quadrados verdes não são nada mesmo, mas os vermelhos são importantes por que eles liberam máquinas, músicas alternativas ou novas e até mesmo personagens. Você também pode completar
Aquela hora na qual você sente um senso de WIN
desafios para liberar blocos roxos que são usados para marcar um item que você não consegue obter ou só tem preguiça de fazer mesmo. Cada modo tem sua Checklist de 12x10 com seus unlockables exclusivos, tipo a Checklist do Top Ride que libera mais itens ou a Checlist do City Trial que libera peças das duas naves lendárias; Dragoon e Hydra. (Dragoon pode ser montada achando três peças, similar à sua aparição no Super Smash Bros. Brawl) Cada vez que você completa um objetivo, pode ver o que é requerido para completar os quatro blocos adjacentes ao que você completou antes, que é outra coisa que foi usada no Brawl. Agora, deixando o gameplay de lado, tenho que falar dos gráficos. Kirby's Air Ride tem gráficos bem decentes para um jogo de 2003. Os ambientes são coloridos e tem variedade, alguns efeitos básicos ficaram bons, as texturas são sólidas e variadas. Os inimigos e personagens também ficaram bem representados. Eu só senti falta de um pouco de "expressão" nos Kirbies, como no artwork que mostrarei abaixo, eles poderiam ter expressões faciais de felicidade, medo ou raiva in-game, ficaria bem mais legal. Mas algo que me chama a atenção é que alguns modos parecem ter gráficos melhores que outros, por exemplo; A água do City Trial parece parada e lisa, com efeitos não tão bons, mas a água do course Water do Top Ride é transparente e tem efeitos ótimos similares aos do Super Mario Sunshine, então eu me pergunto por que não fizeram igual nos outros modos. Talvez por que a água do City Trial é parada e a dos outros modos não? Enfim, a mesma coisa com os efeitos de lava. Kirby's Air Ride vem acompanhado de uma soundtrack orquestrada muito boa, que consegue manter o clima das fases. As músicas alternativas são remixes de músicas clássicas da série e ficaram boas também. Os efeitos sonoros do jogo cumprem o seu papel, alguns são remasterizados dos jogos de SNES, como o som quando Kirby pega alguma habilidade.

RESUMO
Lindo artwork do City Trial
  Kirby's Air Ride é um jogo que tem seus altos e baixos. Quando o esquema de controles parece simples, mas é confuso e pode atrapalhar, o jogo perde alguns pontos na jogabilidade, mas o fator Multiplayer e variedade de pistas e modos - especialmente o City Trial - contribuem para o fator diversão do jogo. Infelizmente ele não foi tão bem recebido pela crítica popular.

Gráficos
 Bem polidos e representados, nada a reclamar.

Jogabilidade
Esquema de controles que atrapalha quando se quer usar poderes ou outras coisas é um ponto negativo aqui

Sons
 Orquestras boas conseguem ambientar bem os cenários

Diversão
 Multiplayer divertido e variedade no Single Player salvam um pouco o jogo
Final 





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