17 de ago. de 2012

Slender


Oh shit

Slender é um jogo independente gratuíto para PC lançado neste ano, ele é baseado na famosa creepypasta do Slenderman, que conta a história de um ser que pode esticar seus membros como se fossem elásticos para raptar crianças, geralmente que moram em regiões perto de florestas. É um jogo de terror, e apesar de estar em uma versão incompleta consegue tornar o jogo uma experiência assustadora mais do que muitos jogos survival horror de companias famosas.
O conceito do jogo é simplesmente tentar coletar oito bilhetes espalhados por uma floresta noturna. Os bilhetes na maioria das vezes estão em lugare diferentes do cenário "genérico" que é um monte de árvores, além de outros ambientes, como banheiros abandonados, um túnel e um lugar cheio de...containers ou coisa assim. Após coletar o primeiro bilhete, o Slenderman "spawna" no jogo, a cada bilhete ele fica mais rápido, e existem rumores que diz que ele tenta te matar no momento que você consegue o sétimo bilhete...bem, nunca cheguei até ele para saber se isso é verdade mesmo. Você tem uma lanterna com bateria (que por acaso nunca tem uma barra dela na tela), ela será sua única fonte de iluminação na floresta escura. Você pode ligar e desligar ela, e para correr mais rápido você deve desligar ela também. Mas esse esquema de correr cansa seu personagem, fazendo ele se mover mais lentamente em seguida. Para encontrar o Slenderman, o que você nunca vai querer, na verdade, é ser descuidado. Você deve olhar para trás o mínimo possível, pois ele irá te seguir, mas nunca irá aparecer na sua frente ou ao seu lado, você só poderá ver ele se se virar totalmente. Mas como os bilhetes podem estar em qualquer lugar, é uma tarefa difícil mudar as direções. Se você por acaso se descuidou e encontrou o Slenderman, você não deve olhar para ele, e deve correr para longe, de preferência guarde seu fôlego para correr rápido apenas se você estiver fugindo, se olhar ele por muito tempo, sua sanidade irá diminuir a ponto de uma estática tomar conta da tela, se você não escapar, é game over, aparece um close na cara inexistente do Slender e depois a janela do jogo fecha sozinha. Também é aconselhado desligar a lanterna só enquanto você escapa. Isso pode parecer muito simples, mas você realmente irá levar alguns sustos com o jogo. Mas a jogabilidade pode ficar bem repetitiva e perder o seu terror após você jogar várias e várias vezes, o que é um ponto bem negativo. Infelizmente, Slender não é para quem tem um computador fraco, a engine do jogo parece pesada demais para o tamanho dele, que é pouco mais de 60MB. Os gráficos do jogo são OK, as texturas são bem sólidas, mas não tem nada de especial. Mas eu acho que o modelo do Slenderman ficou meio estranho, ele parece mais o Homem Elástico do Quartedo Fantástico usando uma roupa preta. Ele poderia ter mais características da creepypasta. Também poderia ser legal ver ele "se camuflar" no cenário usando seus poderes elásticos, mas acho que isso seria pedir demais. Os sons do jogo são poucos, a trilha sonora vai aumentando levemente a cada página coletada, para ajudar no suspense do jogo, os sons são realistas, deste o ligar e desligar da lanterna, os sons de grilos e outros animais, os seus passos que vão ficando mais densos ao decorrer do jogo e até os suspiros do seu personagem são bem produzidos. Não há nada a reclamar em minha opinião.


RESUMO
 Slender é um jogo que consegue reproduzir perfeitamente um clima de terror, com um cenário escuro e claustrofóbico, ele cumpre seu trabalho em passar medo para o jogador. Mas acho que o jogo poderia conter mais ambientes. E além disso, se o jogador abusar do esquema de nunca se virar, o jogo fica fácil e se perde, infelizmente.

Gráficos
 As texturas são bem sólidas, sem nenhum ponto tão ruim ou tão bom.

Jogabilidade
 O jeito que o jogo consegue deixar o jogador tenso é muito bom, mas o jogo logo começa a ficar repetitivo e perder seu charme o quanto mais você joga.

Sons
Os sons são realistas e muito bem produzidos.

 Criatividade
Foi legal fazer um jogo baseado em uma creepypasta, mas não tão interessante para durar muito tempo.

Final 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário