20 de ago. de 2012

Ib


"Me Obrigue"
Este não é um jogo lançado para plataformas de consoles, ou jogo independente de Steam, também não foi lançado por uma empresa famosa ou coisa do tipo. A razão de eu ter escolhido fazer uma review dele é que o jogo é bastante interessante. A história do jogo se passa em uma galeria de arte. Uma garotinha chamada Ib foi visitar o lugar com seus pais. Mas após dar uma olhada em algumas pinturas cujos títulos tem alguns palavras que Ib não conhece, as luzes da galeria se apagam e todos desaparecem, agora Ib deve sair de lá.
 Ib tem um enredo progressivo que esclarece algumas coisas ao decorrer do jogo. Pois você saberá que está em um mundo falso feito de pinturas. E mais tarde no que parece ser um livro de rabiscos. Ao decorrer da história, Ib encontra alguns outros personagens que a ajudarão, chamados Garry e Mary. O gameplay de Ib é focado em Puzzles e ações. Você controla a Ib e pode interagir com os objetos. Em uma parte do jogo, você encontra uma rosa que fica ligada à você. E serve como a sua "barra de vida", pois o jogo tem uma grande quantidade de coisas que podem te machucar. Você pode restaurar a flor colocando ela em limitados potes de água no jogo. Fora isso, você controla em uma visão mais ou menos Top Down típica de RPG's. Os Puzzles do jogo podem ser bem simples ou bem dificéis. Alguns variam entre achar objetos corretos ou achar a mensagem verdadeira numa sala cheia de mentirosos. Os diálogos do jogo normalmente tem múltipla escolha como é de se esperar em um RPG do tipo. Alguns deles podem modificar algo, outros não. A maior prova disso é que o jogo tem múltiplas endings. Um dos personagens que te ajuda é o personagem Garry, e o seu nível de amizade com ele pode determinar o ending que você receberá. Isso pode ser feito desde acertando os diálogos até mesmo demonstrar interesse pelo que ele diz. Por exemplo, há uma parte onde ele explica o que é um "milk puzzle", você pode prosseguir ou ficar olhando o quadro por um tempo. Isso é uma dessas coisas.
"É nessas horas que eu queria ser o Mario...wait"
O jogo não tem batalha nenhuma e não requer ótimos reflexos, no caso é focado em exploração e foi feito para ser acessível para todos os jogadores. Ib conta com gráficos decentes em sprites. Os gráficos combinam bem com a atmosfera do jogo, que é a galeria escura e claustrofóbica. Apesar dos tiles parecerem repetidos, o jogo tem vários tipos de inimigos e fotos retratando as expressões dos personagens nos diálogos e em outras cenas do jogo. Mas algo estranho é que o sprite do Garry é bem pouco maior que o de Ib, mas nas imagens, Garry mede o dobro do tamanho da garota. O jogo também contém uma trilha sonora simples, com pouca instrumentação e mais tenebrosa com toques de piano que contribuem com isso. Não é só a música que faz um bom trabalho, os efeitos sonoros também são decentes, apesar dos personagens não emitirem nada. Os efeitos dos inimigos, outros personagens e do cenário ficaram bem realistas, o que ficou muito bom.

RESUMO
Foi feito no RPG Maker, mas Ib é um RPG que faz um ótimo trabalho em quesitos de Puzzle e exploração. Apesar de ser provavél que a jogabilidade fique repetitiva após um tempo, o jogo ainda tem desafios inteligentes que exigem inteligência do jogador.

Gráficos
Não fedem e nem cheiram. Eu gosto dos retratos dos personagens e de outros detalhes menores, como as pinturas

Jogabilidade
Puzzles inteligentes são a maior atração do jogo

Sons
A trilha sonora creepy faz um bom trabalho

Diversão
Não posso dizer que realizar Puzzles é algo divertido na maior parte

  
Final


Nenhum comentário:

Postar um comentário