11 de ago. de 2012

Adventure Island III



Dizem que Adventure Island foi feito para ser uma adaptação de Wonder Boy. um jogo arcade publicado pela SEGA, com atenção ao primeiro título em especial. O problema aqui é que eu tive um hoax que substituia o garoto pelo Mario, eu acho que fui tapeado na época por que eu tinha pedido o Super Mario 3. Para quem não percebeu, esse é o terceiro jogo dessa série, mas eu nunca joguei os outros dois. Adventure Island 3 foi lançado quase no fim do ciclo de vida do Nintendinho, e por isso tem algumas coisas chamativas. Sobre o enredo, é o que você esperaria do mínimo de um enredo de um jogo da época. Ele também recebeu um remake para o Gameboy que não mudou muita coisa.
Sobre o enredo, é o que você esperaria do mínimo de um enredo de um jogo da época. Um garoto qualquer chamado Higgins estava em um ilha com sua namorada Tina, até que eles observam uma nave vinda do céu, que se aproxima deles e rapta Tina com a ajuda de um laser estranho, agora Higgins tem que savar ela passando pelas ilhas e derrotando aliens e bichos. É só isso mesmo, um enredo curto até demais. Mas de onde esses aliens vieram? TALVEZ o segundo jogo da série tenha uma explicação, mas eu nunca nem joguei ele. A jogabilidade do jogo é relativamente simples. De início você só pode andar e pular, mas você coleta itens quebrando alguns ovos no chão, e pode achar itens de ataque como martelos e bumerangues para tacar em seus inimigos. Na versão hoax que eu tinha, o Mario tacava pedras ao invés de martelos, e ele era VERDE, vai saber por que....enfim. Você não pode matar os inimigos pulando, então deve achar itens rápido. Já que os inimigos podem te matar em um hit. O jogo tem frutas que devem ser coletadas para manter uma barra de pinos (como você pode na imagem) cheia, se ela esvaziar toda, você morre. Então é preciso encontrar todas as frutas que puder, mas o problema é que a barra esvazia rápido, e algumas fases são muito mais dificéis de achar frutas, o que pode resultar em algumas cheap deaths. Algo que pode te ajudar um pouco, é a habilidade de correr mais depressa segurando o botão B. Fora isso, só depende da velocidade e habilidade. Além dos itens de ataque presentes no jogo, você pode ganhar um um skate, que faz você andar nele bem rápido, é bem desafiador terminar uma fase com ele, apesar de ganhar pontos extras por isso. Ou teleporters para salas secretas com alguns desafios de bônus, ou que podem conter cartas. Cada carta pode te dar um "amigo dinossauro" para você montar, cada um tem sua habilidade especial, como cospir fogo, imunidade ao gelo (não escorregar), voar, rolar, e outras coisas. Inclusive eles são às vezes necessários para achar salas secretas, por exemplo, na segunda fase tem uma, você deve usar o dinossauro vermelho que pode andar na lava sem se machucar para abrir um buraco em uma parede perto da lava, e achar um atalho com uma fase que te leva ao boss mais rápido. Isso no mapa...é, o jogo tem um mapa similar ao do Super Mario 3, mas as rotas não aparecem, então você nunca vai saber qual a próxima área. E você não pode voltar uma fase completada nessa versão. Ao entrar em uma fase, você é levado até uma tela com os seus itens, onde você pode escolher usar eles antes de entrar na fase, ou escolher guardà-los e prosseguir com o que você tem desde a fase anterior, como um dinossauro e um bumerangue, por exemplo. O jogo também tem fases aquáticas. Os controles são meio esquisitos, algumas tem um monte de inimigos que geralmente são dificéis de desviar sem preparação, mas também existe um dinossauro que ajuda você a nadar, e realmente ajuda muito. Mas uma coisa que eu tenho a reclamar é que algumas fases chegam a ser muito unfair se tratando da localização das frutas e do posicionamento de inimigos. Pois até pedrinhas no chão podem te matar! Felizmente nem todas as fases são assim, algumas seções de platforming também podem ser complicadas, mas isso é tudo parte da dificuldade que o jogo apresenta, principalmente no final. Inclusive, falando de "final", Adventure Island III foi um dos últimos jogos para NES, então ele apresenta gráficos bem melhores que a maioria dos jogos que lançaram antes. Apesar da falta de cenários, objetos em foreground compensam isso, temos paredes de cavernas, vulcões, árvores, espinhos, plantas aquáticas e várias outras coisas. Mas embora isso, muitas fases podem ter gráficos repetidos várias vezes, deixando a variedade um pouco menor. Também devo dar destaque aos mapas. Eles são bem bonitos. Muitos deles tem detalhes legais que fazem parecer ilhas mesmo, e alguns podem te dizer qual tipo de fase estará. Outra coisa legal é que alguns mapas introduzem temáticas novas como pirâmides, navios piratas e até esqueletos de dinossauros gigantes. E por último. A trilha sonora tem o mesmo "problema" que os gráficos, é legal, mas algumas vezes bem repetitiva, dou destaque para a música de boss do jogo, acho boa sim. Os efeitos sonoros não se destacam, deve ser por que não tem tantas "coisas" adequadas para colocar eles ali.

RESUMO
Adventure Island III é um jogo que tem seus pontos positivos e negativos, apesar dos gráficos bonitinhos, jogabilidade simples e várias fases, o jogo pode não ser adequado a oferecer diversão para todos. Um dos maiores pontos fracos é que você não pode voltar as fases, para ver se descobre passagens secretas para outras fases no mapa, mas se você realmente se incomoda com isso, pode ir jogar a versão Gameboy.


Gráficos

 São bonitos à primeira vista, mas deixam de ser interessantes quando começam a ser repetidos várias e várias vezes

 Jogabilidade
 As fases escondidas, armas, inventário e amigos dinossauros foram uma boa idéia, mas o jogo perde pontos pelo mau posicionamento de inimigos, que pode resultar em cheap deaths especialmente quando você precisa achar frutas logo
Sons
Uma trilha sonora mais ou menos, que cumpre seu papel, mas não dá o que deveria para o jogador
Diversão
Não é para todos
  
Final 



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