12 de ago. de 2012

Super Mario Bros. 3


 
Ninguém vai me achar aqui riariaria
Super Mario Bros 3 foi um jogo de plataforma lançado para o NES em Outubro de 1988. Ele foi o último jogo do Mario que lançou para o Nintendinho. E teve várias melhoras em relação aos seus antecessores, introduzindo novos powerups, itens e até um World Map. Todo o sucesso deste jogo fez com que ele ganhasse uma série de televisão e depois infinitos re-releases para portáteis e para baixar online no Wii. Super Mario Bros 3 foi um jogo que levou um tanto de tempo para ser pensado. Alguns tentara levar esses pensamentos para o lado estranho da coisa, como Shigeru Miyamoto, que pensava em transformar ario em criaturas mitológicas.
Mas o único rabisco que realmente chamou a atenção foi o do Mario com a cauda de um guaxinim, e assim começaram a se expandir as idéias para o jogo. Como Mario e Luigi já teriam salvado o reino dos cogumelos em Super Marios 1 e 2, a região estava em paz, livre do Bowser. Mas como todos os jogos precisam de um vilão, Bowser manda seus sete filhos desconhecidos até então para fazerem suas travessuras em outros reinos do Mushroom World, e Bowser ainda manda eles em grandes e armadas naves, assim eles conseguem roubar os 7 cetros mágicos dos 7 reis de cada uma das terras. Agora Mario e Luigi devem viajar pelos 8 mundos para recuperar os cetros e derrotar Bowser outra vez. A história do Super Mario 3 é como uma reciclagem bem disfarçada da história do Super Mario, mas o problema aqui é que além da Princesa, Mario tem que salvar esses tais reis de outros reinos. Só que aqui ele adiciona personagens novos (lá não tão utéis, inclusive). A Jogabilidade do Super Mario 3 é totalmente inspirada da do Super Mario 1, mas agora temos a ótima diferença de que você pode VOLTAR uma fase, ou seja, não tem parede invisível chata que possa te atrapalhar em sua jornada. Outra coisa que melhorou foi como a "física" do jogo funciona, agora o bounce do Mario quando se pula em um inimigo é maior quando você segura o botão de pulo. E isso pode ser usado como vantagens em vários "truques" para conseguir vidas extras, ou até para facilitar as fases mesmo. Inimigos como Goombas e Koopas retornam, mas agora existem novos inimigos, como Goombas pequenos que se escondem em tijolos, Cobras Flamejantes, Chain Chomps e outros. No geral tem uma variedade ok de inimigos, e uma dificuldade decente. Apesar do mundo 7 pra frente ser bem difícil. Fora isso, temos os PowerUps conhecidos, como a flor de fogo que faz o Mario tacar fogo, a estrela invencível, e o cogumelo que deixa ele maior. Mas o jogo adiciona ótimos novos powerups, como a Raccon Leaf, que dá ao Mario orelhas e cauda de Tanooki, possibilitando ele a voar quando ele estiver em uma certa velocidade indicada pela barra "P", que está em uma aba durante o gameplay que contem várias informações. A Tanooki Suit, que é basicamente a mesma coisa que o anterior, mas o Mario pode se transformar em uma estátua por alguns segundos, que pode ser usada para escapar de golpes e para esmagar inimigos, ambos esses itens citados podem atacar com "rabadas" que quebram blocos e derrotam inimigos. Também tem o Powerup da Frog Suit, que é bem útil para fases aquáticas, ajuda nas habilidades de nadar do Mario, mas não é tão útil em fases normais. A Hammer Suit, uma das minhas favoritas, que faz o Mario tacar martelos que matam quase todos os inimigos. E também tem a Kuribo Shoe, uma bota verde usada em talvez uma fase só, que pode andar e pisar em qualquer coisa menos lava. O gameplay também mantém o lance do score, das moedas, de quebrar blocos. Das vidas via cogumelos verdes, e das áreas secretas via os canos. Mas uma adição legal é que ao terminar uma fase, você deve pular em um quadro que conterá a imagem de um item que pode ser uma estrela, um cogumelo ou uma flor. Se você for sortudo e fizer 3 imagens iguais (a aba inferior onde tem o score e tudo mais mostra as imagens que você conseguiu), você ganha um bônus de 2, 3 ou até 5 vidas. Após sair de uma fase, o jogo apresenta um mapa que contém todas as fases que você pode acessar, além de pequenos bônus ao redor dele, como jogos de memorização ou cartas, que podem dar prêmios a você. Existem também as Toad Houses, onde você pega um baú com um item que vai para sua "coleção", onde você pode acessar itens adquiridos em minigames ou no world map. Você pode usar eles antes de entrar em uma fase, e é bem útil, especialmente se você tem um monte de itens quando chegar ao mundo 8. Além das fases normais e outros bônus, tem a Fortaleza, uma espécie de castelo, onde no final você derrota um miniboss chamado Boom Boom para desbloquear uma "barreira" no mapa. Geralmente essas barreiras são só atalhos de locomoção, então não é big deal, apesar de que alguns deles liberam Toad Houses para você. O mapa também contém as batalhas contra Boomerang/Hammer/Fire Bros, onde se você vencer, pode ganhar um item que geralmente é uma estrela. E por último, os bônus nos quais você consegue atingindo um limite exato de score, ou moedas em uma determinada fase, isso pode liberar coisas no mapa que dão itens também. Como um navio só de moedas (você terá muita sorte se encontrar ele) No meio de toda essa variedade, existe também a flauta mágica, que te leva até a "warp zone" para ir em um mundo a seu alcance. Dependendo do mundo onde você
Quem não adorava essa fase?
usou a flauta, pois os mundos são divididos em três ilhas. Os mapas tem alguns elementos quebravéis, se você ganhar um martelo na batalha contra os Hammer Bros, por exemplo, é possível acessar uma área secreta do mapa do World 2 quebrando uma rocha usando o martelo perto dela. E existem itens específicos para um mapa, tipo, você pode pular uma fase chata usando uma nuvem! (Eu sempre fazia isso naquela fase de água do mundo 7), a princesa também te manda itens sempre que você passa um mundo. O jogo também tem o mesmo modo co-op do Super Mario 1, onde cada player joga uma fase diferente. Algo que eu não gostava muito, eu realmente pensei que dois jogadores iriam juntos na fase na primeira vez que joguei. Após todo esse texto sobre o gameplay, eu acho que deveria falar mencionar que os gráficos são bem OK para o sistema NES, as fases não tem Background, apenas nuvens e essas coisas no fundo. Já os tilesets são bem repetidos em cada mundo, alguns podem ser ripoff de outros, só com cores diferentes. As fases possuem alguns elementos fixados no chão, como arbustos e árvores. Já o sprite do Mario mudou e ficou bem mais bonitinho, com animações boas, os inimigos também sofreram "remodelizações" e ficaram com uma aparência melhor. Mas eu sempre me perguntei por que o Fire Mario é um Mario alaranjado ao invés de branco e vermelho. Eu também tenho que dizer que os world maps ficaram bonitos e coloridos, muito diferentes um do outro coma temática de cada mundo. E... quem não jogou isso por bastante tempo e ficou pensando na trilha sonora? Eu lembro de quase todas as músicas do jogo. Inclusive existem muitos remixes por aí de tão famosa que é a OST desse jogo. Inclusive, o tema dos Airships foi remixado no Super Mario Galaxy. Além disso, os efeitos sonoros também são bem nostálgicos, alguns reciclados do Super Mario 1.

  
Resumindo...
Super Mario Bros 3 foi um jogo inovador, um com gameplay bom, adições interessantes, bom tempo de gameplay e uma trilha sonora muito boa. Ele é um dos melhores (se não o melhor) jogos de Mario e também um dos melhores jogos da época retro.
Gráficos
 Eu conheço as limitações de hardware, não estou reclamando dos gráficos, mas acho que poderia ter um pouco mais de variedade.
 Jogabilidade
Muito criativa com vários elementos de gameplay que não cansam mesmo se você terminar o jogo 

Sons
Muito nostálgica, com músicas muito bem colocadas
Diversão
 
Dis is fun


Final

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