Ninguém vai me achar aqui riariaria |
Mas o único rabisco que realmente chamou a atenção foi o do Mario com a cauda de um guaxinim, e assim começaram a se expandir as idéias para o jogo. Como Mario e Luigi já teriam salvado o reino dos cogumelos em Super Marios 1 e 2, a região estava em paz, livre do Bowser. Mas como todos os jogos precisam de um vilão, Bowser manda seus sete filhos desconhecidos até então para fazerem suas travessuras em outros reinos do Mushroom World, e Bowser ainda manda eles em grandes e armadas naves, assim eles conseguem roubar os 7 cetros mágicos dos 7 reis de cada uma das terras. Agora Mario e Luigi devem viajar pelos 8 mundos para recuperar os cetros e derrotar Bowser outra vez. A história do Super Mario 3 é como uma reciclagem bem disfarçada da história do Super Mario, mas o problema aqui é que além da Princesa, Mario tem que salvar esses tais reis de outros reinos. Só que aqui ele adiciona personagens novos (lá não tão utéis, inclusive). A Jogabilidade do Super Mario 3 é totalmente inspirada da do Super Mario 1, mas agora temos a ótima diferença de que você pode VOLTAR uma fase, ou seja, não tem parede invisível chata que possa te atrapalhar em sua jornada. Outra coisa que melhorou foi como a "física" do jogo funciona, agora o bounce do Mario quando se pula em um inimigo é maior quando você segura o botão de pulo. E isso pode ser usado como vantagens em vários "truques" para conseguir vidas extras, ou até para facilitar as fases mesmo. Inimigos como Goombas e Koopas retornam, mas agora existem novos inimigos, como Goombas pequenos que se escondem em tijolos, Cobras Flamejantes, Chain Chomps e outros. No geral tem uma variedade ok de inimigos, e uma dificuldade decente. Apesar do mundo 7 pra frente ser bem difícil. Fora isso, temos os PowerUps conhecidos, como a flor de fogo que faz o Mario tacar fogo, a estrela invencível, e o cogumelo que deixa ele maior. Mas o jogo adiciona ótimos novos powerups, como a Raccon Leaf, que dá ao Mario orelhas e cauda de Tanooki, possibilitando ele a voar quando ele estiver em uma certa velocidade indicada pela barra "P", que está em uma aba durante o gameplay que contem várias informações. A Tanooki Suit, que é basicamente a mesma coisa que o anterior, mas o Mario pode se transformar em uma estátua por alguns segundos, que pode ser usada para escapar de golpes e para esmagar inimigos, ambos esses itens citados podem atacar com "rabadas" que quebram blocos e derrotam inimigos. Também tem o Powerup da Frog Suit, que é bem útil para fases aquáticas, ajuda nas habilidades de nadar do Mario, mas não é tão útil em fases normais. A Hammer Suit, uma das minhas favoritas, que faz o Mario tacar martelos que matam quase todos os inimigos. E também tem a Kuribo Shoe, uma bota verde usada em talvez uma fase só, que pode andar e pisar em qualquer coisa menos lava. O gameplay também mantém o lance do score, das moedas, de quebrar blocos. Das vidas via cogumelos verdes, e das áreas secretas via os canos. Mas uma adição legal é que ao terminar uma fase, você deve pular em um quadro que conterá a imagem de um item que pode ser uma estrela, um cogumelo ou uma flor. Se você for sortudo e fizer 3 imagens iguais (a aba inferior onde tem o score e tudo mais mostra as imagens que você conseguiu), você ganha um bônus de 2, 3 ou até 5 vidas. Após sair de uma fase, o jogo apresenta um mapa que contém todas as fases que você pode acessar, além de pequenos bônus ao redor dele, como jogos de memorização ou cartas, que podem dar prêmios a você. Existem também as Toad Houses, onde você pega um baú com um item que vai para sua "coleção", onde você pode acessar itens adquiridos em minigames ou no world map. Você pode usar eles antes de entrar em uma fase, e é bem útil, especialmente se você tem um monte de itens quando chegar ao mundo 8. Além das fases normais e outros bônus, tem a Fortaleza, uma espécie de castelo, onde no final você derrota um miniboss chamado Boom Boom para desbloquear uma "barreira" no mapa. Geralmente essas barreiras são só atalhos de locomoção, então não é big deal, apesar de que alguns deles liberam Toad Houses para você. O mapa também contém as batalhas contra Boomerang/Hammer/Fire Bros, onde se você vencer, pode ganhar um item que geralmente é uma estrela. E por último, os bônus nos quais você consegue atingindo um limite exato de score, ou moedas em uma determinada fase, isso pode liberar coisas no mapa que dão itens também. Como um navio só de moedas (você terá muita sorte se encontrar ele) No meio de toda essa variedade, existe também a flauta mágica, que te leva até a "warp zone" para ir em um mundo a seu alcance. Dependendo do mundo onde você
Quem não adorava essa fase? |
Super Mario Bros 3 foi um jogo inovador, um com gameplay bom, adições interessantes, bom tempo de gameplay e uma trilha sonora muito boa. Ele é um dos melhores (se não o melhor) jogos de Mario e também um dos melhores jogos da época retro.
Gráficos
Eu conheço as limitações de hardware, não estou reclamando dos gráficos, mas acho que poderia ter um pouco mais de variedade.
Jogabilidade
Muito criativa com vários elementos de gameplay que não cansam mesmo se você terminar o jogo
Sons
Muito nostálgica, com músicas muito bem colocadas
Diversão
Dis is fun
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